Calgaro Advogados Associados - OAB/SC 3420

INFORMATIVOS



​Auxílio-acidente para colonos e motoristas

Pessoa que sofreu qualquer tipo de acidente pode ter direito ao benefício
28/07/2020

A atividade do colono (nosso agricultor) e do motorista é extremamente importante em nossas vidas. Um produz e outro transporta o alimento que diariamente está à nossa mesa. Recentemente comemorados o dia especial destas profissões, porém, devemos lembrar que essas atividades não são nada fáceis, pois, mesmo com o auxílio de máquinas e equipamentos, eles continuam expostos aos acidentes.

Os acidentes de trabalho, infelizmente, acontecem com frequência, gerando lesões que, se não causam invalidez total, reduzem a capacidade para o trabalho, a exemplo de amputações, paralisias, diminuição da força e flexão da coluna, mãos, braços e pernas.

Quando isso acontece, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dispõe do benefício por incapacidade para a pessoa que sofreu o acidente precisar mais que 15 dias para se recuperar. “Após a recuperação e retorno ao trabalho, ficando sequela do acidente que reduz a capacidade do profissional, ainda que seja mínima, o INSS paga o auxílio-acidente que na média representa a metade do valor recebido antes da alta”, informa o advogado, especialista em direito previdenciário, Carlos Alberto Calgaro.

O auxílio-acidente será pago até o início da aposentadoria da pessoa, garantindo um valor maior neste benefício. O auxílio-acidente também permite que o trabalhador continue desenvolvendo sua profissão. “Mesmo que o acidente tenha ocorrido há algum tempo e o trabalhador acidentado esteja de volta ao trabalho, ele ainda possui o direito de reivindicar o auxílio-acidente”, comenta o advogado.

Fica a dica. Uma orientação especializada na área previdenciária pode fazer muita diferença para ter esse e outros direitos.

Fonte: Andrieli Trindade - Jornalista /Calgaro Advogados Associados - OAB-SC 3420 / contato@calgaro.adv.br


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR








Atendimento

49 . 3442 1385

49 . 3444 1127

49 . 99909 3533


Atendemos: Segunda a sexta das 08h às 12h e das 13h30 às 18h

Rua Marechal Deodoro, 1040

Ed. Dom Afonso, Salas 05, 404 e 405

Concórdia / SC

89700-055