Calgaro Advogados Associados - OAB/SC 3420

INFORMATIVOS



​Novembro azul e os benefícios no INSS

Conheça os principais direitos previdenciários para o homem que ficar incapacitado para o trabalho
10/11/2020

O novembro azul tem o objetivo de alertar homens para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens (fica atrás apenas do câncer de pele). As chances de cura são grandes quando é diagnosticado em estágios iniciais.

Na área previdenciária é importante dizer que, o diagnóstico de câncer ou de outra doença grave não é suficiente para obter um benefício junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). “Os benefícios são concedidos caso a pessoa ficar incapacitada para o trabalho. Pode ser um auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou um acréscimo de 25% em seu benefício caso precise de cuidador”, explica o advogado, especialista em direito previdenciário, Carlos Alberto Calgaro.

Se a pessoa ficar incapacitada para o trabalho por mais de 15 dias, de modo temporário, em decorrência do câncer de próstata ou outra doença grave, poderá recorrer ao auxílio-doença, desde que, cumpra com os requisitos. “Quando a enfermidade incapacitar essa pessoa definitivamente, ela tem o direito à aposentadoria por invalidez, sem a exigência de tempo mínimo de contribuição para o INSS”, esclarece o advogado.

Caso essa pessoa aposentada por invalidez necessite de uma assistência permanente de uma outra pessoa para ajudar nas necessidades básicas, terá direito também a um acréscimo de 25% no valor de sua aposentadoria.

Quando houver a incapacidade temporária ou permanente para o trabalho, uma orientação especializada na área previdenciária fará a diferença tanto na agilidade quanto na busca por um benefício mais vantajoso

Fonte: Andrieli Trindade - Jornalista /Calgaro Advogados Associados - OAB-SC 3420 / contato@calgaro.adv.br


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR








Atendimento

49 . 3442 1385

49 . 99909 3533


Atendemos de segunda a sexta das 08h às 19h e, nos sábados, das 08h às 11h30

Rua Marechal Deodoro, 1246

Ed. San Gabriel,

Concórdia / SC

89700-055