Calgaro Advogados Associados - OAB/SC 3420

INFORMATIVOS



É possível aumentar o valor da aposentadoria

Várias situações permitem a revisão da aposentadoria para aumentar o valor
22/12/2020

Diariamente, vários benefícios são analisados erroneamente pelo INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, o que acaba resultando em aposentadorias de baixo valor. “A falha do INSS ao analisar o pedido, o fato do segurado não juntar documentos necessários, não cumprir as exigências do INSS, errar na escolha do benefício mais vantajoso, ou ainda, as mudanças da lei, podem levar a concessão de uma aposentadoria com valor mais baixo àquela que a pessoa teria direito se tivesse realizado o encaminhamento com orientação adequada. Felizmente, em várias situações ainda é possível corrigir esses erros por meio de um processo de revisão”, esclarece o advogado, especialista em direito previdenciário, Carlos Alberto Calgaro.

Alguns exemplos de situações que podem estar gerando revisões dos benefícios, são as de trabalhadores que tiveram dois empregos na mesma época e se aposentaram antes da reforma da Previdência, o trabalho em atividades insalubres (ruído, frio, calor, eletricidade, agentes químicos e biológicos), a atividade rural não reconhecida desde a infância e as aposentadorias concedidas entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 2003, que tiveram o benefício limitado ao teto do INSS na época da concessão.

Segundo Calgaro, períodos trabalhados sem contribuição para o INSS também são considerados e podem aumentar o valor da aposentadoria. “É o caso das pessoas que trabalharam em atividade remunerada sem recolher INSS (trabalhando frio)”.

Ainda, conforme o advogado, existem outros erros de cálculos na média salarial usada na concessão de auxílios-doença, aposentadorias por invalidez e pensões por morte que, se forem corrigidos, permitem que os benefícios aumentem seus valores.

A aposentadoria é o último salário que uma pessoa recebe. Cada caso precisa ser avaliado individualmente por profissional especializado na área previdenciária que identificará a viabilidade de promover a revisão e melhorar o valor do benefício.

Fonte: Andrieli Trindade - Jornalista /Calgaro Advogados Associados - OAB-SC 3420 / contato@calgaro.adv.br


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR








Atendimento

49 . 3442 1385

49 . 99909 3533


Atendemos de segunda a sexta das 08h às 19h e, nos sábados, das 08h às 11h30

Rua Marechal Deodoro, 1246

Ed. San Gabriel,

Concórdia / SC

89700-055