Calgaro Advogados Associados - OAB/SC 3420

INFORMATIVOS



Mulheres com 61 anos de idade podem usar a agricultura para se aposentar

Juntando o trabalho rural e urbano, é possível conseguir a aposentadoria por idade mista.
19/01/2021

A aposentadoria é um assunto que está constantemente nas rodas de conversas entre parentes, colegas de trabalho e amigos. Dúvidas sobre como encaminhar os benefícios, a idade para se aposentar e o valor da aposentadoria estão sempre presentes.


 


“O que muitas mulheres, que possuem 61 anos ou mais não sabem, é que já podem ter preenchido os requisitos para encaminhar a aposentadoria. A aposentadoria por idade mista por exemplo, contempla aquelas pessoas que vieram da agricultura para a cidade e, também, as que saíram do meio urbano e passaram a dedicar-se à atividade rural. É uma realidade comum entre muitas trabalhadoras”, explica o advogado previdenciarista, Carlos Alberto Calgaro.


 


Esta espécie de aposentadoria permite a soma do tempo de trabalho rural com o urbano para completar a carência de 15 anos. A lei não exige tempo mínimo de atividade rural ou de contribuição para a previdência. Ou seja, ainda que a pessoa não tenha contribuído para o INSS, é possível iniciar tardiamente o recolhimento para se aposentar.


 


No entanto, a aposentadoria por idade híbrida não é tão simples de ser concedida pelo INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Além disso, é importante a ajuda especializada de profissional do direito previdenciário que faça análise do caso e promova o encaminhamento adequado dos pedidos. “A aposentadoria é um direito de todo trabalhador e trabalhadora. A dica é encaminhar corretamente os pedidos e os documentos exigidos pelo INSS para que a aposentadoria possa ser concedida sem maiores dificuldades”, completa Calgaro.

Fonte: Andrieli Trindade - Jornalista /Calgaro Advogados Associados - OAB-SC 3420 / contato@calgaro.adv.br


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR








Atendimento

49 . 3442 1385

49 . 99909 3533


Atendemos de segunda a sexta das 08h às 19h e, nos sábados, das 08h às 11h30

Rua Marechal Deodoro, 1246

Ed. San Gabriel,

Concórdia / SC

89700-055