Calgaro Advogados Associados - OAB/SC 3420

INFORMATIVOS



METALÚRGICOS E MECÂNICOS PODEM UTILIZAR INSALUBRIDADE E PERÍODO SEM CONTRIBUIÇÃO PARA SE APOSENTAR

Ainda é possível conseguir uma aposentadoria de maior valor, sem a exigência de idade mínima.
16/02/2021

Trabalhar sem carteira assinada ou sem contribuir para o INSS - Instituto Nacional do Seguro Social, por algum período, é uma realidade comum para muitos profissionais e é possível que, na hora de encaminhar a aposentadoria, esse período faça falta para completar o tempo mínimo necessário.

Para mecânicos, soldadores, pintores a pistola, esmerilhadores e outras funções de trabalhadores que atuam em metalúrgicas e mecânicas, até 13/11/2019, data da Reforma da Previdência, era necessário ter 25 anos de trabalho em condições insalubres para ter direito à aposentadoria especial.

“Esses profissionais ficam expostos à agentes nocivos de forma habitual e permanente, podendo trazer danos para a sua saúde. A aposentadoria especial, neste caso, compensa o profissional permitindo que ele se aposente mais cedo que os outros trabalhadores e, com valor maior de benefício”, explica o advogado, especialista em direito previdenciário, Carlos Alberto Calgaro.

A boa notícia é que o INSS aceita que o profissional recolha as contribuições em atraso em meses suficientes para fechar o tempo que faltava para se aposentar.

“Os profissionais que não atingiram os 25 anos de contribuição em ambiente insalubre até 13/12/2019, também poderão acrescentar ao período trabalhado, outras atividades como de agricultor, autônomo ou empregado em atividades comuns, para completar 35 anos de trabalho se homem ou, 30, se mulher. Se ainda assim faltar tempo, poderá utilizar o período “trabalhado frio”. Com essas alternativas, muitas pessoas já podem estar aposentadas e não sabem disso”, afirma o advogado.

Quando o assunto é aposentadoria, são muitas as dúvidas que as pessoas têm, mas uma orientação especializada saberá informar qual é o melhor momento para encaminhar o benefício de maior valor.

Fonte: Andrieli Trindade - Jornalista /Calgaro Advogados Associados - OAB-SC 3420 / contato@calgaro.adv.br


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR








Atendimento

49 . 3442 1385

49 . 99909 3533


Atendemos de segunda a sexta das 08h às 19h e, nos sábados, das 08h às 11h30

Rua Marechal Deodoro, 1246

Ed. San Gabriel,

Concórdia / SC

89700-055