Calgaro Advogados Associados - OAB/SC 3420

INFORMATIVOS



​Se aposentar em 2021 pode ser mais vantajoso

Pessoas que começaram a trabalhar cedo podem ter tempo para se aposentar sem precisar esperar a idade mínima
06/09/2021

Milhões de brasileiros segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam se aposentar com a expectativa receber uma boa renda. No entanto, a reforma de 2019, trouxe várias mudanças confusas que adiam planos e sonhos de quem está pensando em se aposentar.
 
Ocorre que, ainda neste ano, existem pessoas que já cumpriram os requisitos para se aposentar, mas não encaminharam seus benefícios. “Se, em 13 de novembro de 2019, a pessoa já tinha completado as exigências para se aposentar, mesmo que não tenha dado entrada ao pedido, tem o seu direito adquirido intacto. Assim, até a data da reforma da previdência, é possível a aposentadoria comum aos 30 anos de tempo de trabalho para mulheres e, aos 35, para homens ou, 25 anos de atividade em ambientes insalubres ou perigosos. Para aqueles que faltava completar esse tempo, ainda é possível encaminhar a aposentadoria, aproveitando as vantagens das regras de transição”, informa o advogado especialista em direito previdenciário, Carlos Aberto Calgaro.
 
As regras de transição atingem todos os contribuintes do INSS e vão mudando até completarem a regra da nova previdência que é 62 anos para mulheres e 65 anos para os homens, com tempo mínimo de contribuição de 30 anos e 35 anos, respectivamente. “Essa idade mínima fixada pela reforma da previdência passa a valer para quem, na data da reforma, ainda não estava com emprego registrado em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou não tinha começado a contribuir para a previdência social por meio de carnês ou Guia da Previdência Social (GPS)”, esclarece o advogado.
 
Para todos os outros, segundo Calgaro, ainda hoje valem as regras anteriores, que são mais vantajosas para os trabalhadores. “Assim, quem está na casa dos 40 anos de idade e começou a trabalhar cedo, algumas vezes desde a infância na atividade agrícola com a família, ou que exerceu atividades insalubres que aumentam, em média, 20% a 40% o tempo trabalhado, pode ter alcançado o tempo necessário para se aposentar e ainda não sabe”, afirma.
 
Considerando que o valor da aposentadoria é o último salário da vida de uma pessoa, uma orientação especializada na área previdenciária saberá informar qual o melhor momento para encaminhar a aposentadoria de maior valor. Fazer um cálculo previdenciário é muito importante, inclusive para o planejamento desta nova fase da vida.

Fonte: Andrieli Trindade - Jornalista /Calgaro Advogados Associados - OAB-SC 3420 / contato@calgaro.adv.br


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR








Atendimento

49 . 3442 1385

49 . 99909 3533


Atendemos de segunda a sexta das 08h às 19h e, nos sábados, das 08h às 11h30

Rua Marechal Deodoro, 1246

Ed. San Gabriel,

Concórdia / SC

89700-055