Calgaro Advogados Associados - OAB/SC 3420

INFORMATIVOS



​NOVEMBRO AZUL E OS BENEFÍCIOS NO INSS

Conheça os principais direitos previdenciários para o homem que ficar incapacitado para o trabalho
09/11/2021

Novembro Azul é um movimento mundial que tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Neste ano, a campanha também aborda a saúde dos homens de uma forma geral, compreendendo todas as doenças que atingem os homens.
 
Na área previdenciária é importante dizer que, o diagnóstico de câncer ou de outra doença grave não é suficiente para obter um benefício junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). “Os benefícios são concedidos caso a pessoa ficar incapacitada para o trabalho.  Essa incapacidade pode ser temporária, enquanto perdurar essa condição, ou permanente, quando as sequelas não permitirem o retorno à atividade laboral. Assim, O INSS assegura a renda mensal da pessoa doente, um direito previsto para quem tem carteira de trabalho assinada, recolhe previdência por carnê ou, exerce a atividade agrícola”, explica o advogado, especialista em direito previdenciário, Carlos Alberto Calgaro.
 
Quando é o caso de benefício por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez) e a pessoa acometida pela doença estiver dependendo do acompanhamento contínuo de outra (cuidador), o advogado informa que o INSS concede um aumento de 25% no valor da sua aposentadoria.
 
Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), mais de 65 mil homens foram diagnosticados com tumor na próstata em 2020 e quase 16 mil morreram em 2019 por causa dessa doença. Esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens (fica atrás apenas do câncer de pele). Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. Estima-se que entre 2020 e 2022 surjam 35.050 novos casos de câncer a cada ano.  As chances de cura são grandes quando é diagnosticado em estágios iniciais.
 
O acompanhamento médico para o tratamento adequado e orientação de profissional com experiência na área previdenciária para encaminhamento de benefícios previdenciários, são ajudas especializadas que fazem toda a diferença nestas horas. A boa informação sempre é o melhor caminho.

Fonte: Andrieli Trindade - Jornalista /Calgaro Advogados Associados - OAB-SC 3420 / contato@calgaro.adv.br


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR








Atendimento

49 . 3442 1385

49 . 99909 3533


Atendemos de segunda a sexta das 08h às 19h e, nos sábados, das 08h às 11h30

Rua Marechal Deodoro, 1246

Ed. San Gabriel,

Concórdia / SC

89700-055