Calgaro Advogados Associados - OAB/SC 3420

INFORMATIVOS



​A aposentadoria com tempo de contribuição mínima

É possível a aposentadoria híbrida e invalidez por acidente de trabalho a partir de uma contribuição para o INSS
23/08/2022

A Reforma da Previdência, de 2019, ainda traz muitas dúvidas em relação ao melhor momento para encaminhar a aposentadoria e, na opinião de muitas pessoas, o caminho é longo para conseguir o benefício. O que poucos sabem é que existem espécies de aposentadorias que são concedidas a partir de uma contribuição para o INSS.

“Podemos citar como exemplos a Aposentadoria Híbrida ou Mista, que ajuda muito quem trabalhou parte na agricultura e parte na cidade e, a Aposentadoria por Invalidez por acidente de trabalho”, informa o advogado previdenciarista Carlos Alberto Calgaro.

Muitos desconhecem a modalidade de aposentadoria híbrida e, por este motivo, não buscam o benefício. “É possível somar os tempos de trabalho urbano e rural para ter direito ao benefício. Assim, quem tiver uma contribuição ou mais para o INSS e completar 15 anos de trabalho juntando o tempo rural a partir dos 60 anos de idade, se mulher e, 65 anos de idade homem, já terá direito a essa aposentadoria”, destaca Calgaro.

Quem não completou requisitos de idade mínima ou tempo de trabalho até 12/11/2019 não precisa esperar para encaminhar o benefício, basta procurar um profissional especializado na área previdenciária para fazer o cálculo da sua aposentadoria e assim saber qual o melhor momento para encaminhar o benefício mais vantajoso.

A aposentadoria por invalidez por acidente de trabalho, conforme o advogado, é concedida a partir do momento em que o trabalhador sofrer o acidente, ainda que isto tenha ocorrido no primeiro dia de trabalho, desde que o acidente cause danos permanentes que o incapacite ou reduza a capacidade de realizar atividades que lhe garanta subsistência. Esta modalidade também não exige idade mínima e, o valor do benefício será 25% maior se a pessoa necessitar de acompanhante para lhe ajudar a realizar as atividades do dia a dia.

Cada espécie de aposentadoria tem suas particularidades. O cálculo previdenciário, feito por um profissional especializado, é um grande aliado na hora de encaminhar o melhor benefício.

Fonte: Andrieli Trindade - Jornalista /Calgaro Advogados Associados - OAB-SC 3420 / contato@calgaro.adv.br


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR








Atendimento

49 . 3442 1385

49 . 99909 3533


Atendemos de segunda a sexta das 08h às 19h e, nos sábados, das 08h às 11h30

Rua Marechal Deodoro, 1246

Ed. San Gabriel,

Concórdia / SC

89700-055