Calgaro Advogados Associados - OAB/SC 3420

INFORMATIVOS



​Situações que ajudam a antecipar a aposentadoria no INSS

Muitas vezes o INSS desconsidera períodos importantes que podem ajudar na concessão de um benefício mais cedo
07/09/2022

O melhor momento para encaminhar uma aposentadoria ainda gera muitas dúvidas e a reforma da previdência, que passou a vigorar em novembro de 2019, tem contribuído muito, uma vez que, existem as regras de transição que realmente confundem quem está encaminhando o seu benefício junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
 
É comum pensar na aposentadoria, independentemente de gostar da atividade laboral e a escolha do melhor momento para encaminhar o benefício é extremamente pessoal. O que se desconhece, é que o INSS realiza uma análise criteriosa dos dados para a concessão de uma aposentadoria e, é comum deixar de considerar períodos de trabalho importantes que certamente poderiam contribuir para uma aposentadoria mais cedo ou de melhor valor, para quem já se aposentou.
 
“O tempo que o trabalhador exerceu atividade sem registro na carteira de trabalho; as atividades realizadas em contato com elementos perigosos, ou que fazem mal à saúde, o tempo de serviço militar obrigatório e o trabalho rural desenvolvido ainda na infância, são situações que contribuem com a antecipação da aposentadoria”, afirma o advogado previdenciarista Carlos Alberto Calgaro.
 
O advogado ressalta que, antes de dar entrada num pedido de aposentadoria, uma dica importante é realizar previamente um cálculo previdenciário, assim é possível identificar qual a espécie de aposentadoria é mais vantajoso e também, qual é o melhor momento para encaminhar o benefício.
 
Calgaro lembra ainda que as pessoas que encaminharam seu pedido de aposentadoria e tiveram o benefício negado, assim como as que já estão aposentadas e que possuem dúvidas se o valor que recebem está correto, podem estar buscando orientação para averiguação das informações.
 
A aposentadoria, por ser o último salário de uma pessoa, deve ser um momento muito bem planejado, evitando erros que geram muitos prejuízos, para isso, um auxílio profissional torna-se fundamental neste momento tão decisivo.

Fonte: Andrieli Trindade - Jornalista /Calgaro Advogados Associados - OAB-SC 3420 / contato@calgaro.adv.br


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR








Atendimento

49 . 3442 1385

49 . 99909 3533


Atendemos de segunda a sexta das 08h às 19h e, nos sábados, das 08h às 11h30

Rua Marechal Deodoro, 1246

Ed. San Gabriel,

Concórdia / SC

89700-055