Calgaro Advogados Associados - OAB/SC 3420

INFORMATIVOS



Enfermeiros se aposentam antes

Ainda é possível aposentadorias mais vantajosas para esses profissionais
12/05/2020

Eles que se dedicam a vida cuidando de pessoas, fazem de tudo. Desde um curativo a auxiliar em procedimentos cirúrgicos e, “por estarem expostos aos mais variados tipos de agentes insalubres como vírus, bactérias, elementos radioativos e outros, a aposentadoria mais cedo, torna-se muito justa”, afirma o advogado, especialista em direito previdenciário, Carlos Alberto Calgaro.

A aposentadoria especial para o trabalhador da saúde é um benefício que se estende aos enfermeiros, médicos, dentistas, técnicos e seus auxiliares. A nova previdência modificou um pouco a forma de cálculo do tempo de contribuição, fixou uma idade mínima e pôs o fim da conversão da atividade especial em tempo comum, mas ainda é possível utilizar normas da lei antiga e algumas regras de transição e conseguir uma boa aposentadoria.

“Porém, é importante destacar que, quem já trabalhava em atividades insalubres, pode usar esse período graças ao direito adquirido e ter condições mais vantajosas ao requerer o benefício, encaminhando aposentadoria especial”, explica Calgaro.

Neste tipo de aposentadoria, segundo o advogado, quem comprovar que atingiu o tempo especial mínimo da regra antiga até 12 de novembro de 2019 poderá se aposentar com 100% da média salarial e sem idade mínima.

O profissional que não completou o tempo necessário para se aposentar exercendo atividade insalubre, este período não será perdido. O trabalhador pode usar esse tempo convertendo-o em comum e se aposentar bem antes da idade mínima fixada pela nova previdência. É só fazer as contas e ver a regra mais vantajosa.

A aposentadoria é a última renda que o trabalhador terá, então, encaminhar o benefício com profissional conhecedor do assunto, assegura o direito de conseguir um benefício mais vantajoso.

Fonte: Andrieli Trindade - Jornalista /Calgaro Advogados Associados - OAB-SC 3420


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR








Atendimento

49 . 3442 1385

49 . 3444 1127

49 . 99909 3533


Atendemos: Segunda a sexta das 08h às 12h e das 13h30 às 18h

Rua Marechal Deodoro, 1040

Ed. Dom Afonso, Salas 05, 404 e 405

Concórdia / SC

89700-055