Calgaro Advogados Associados - OAB/SC 3420

INFORMATIVOS



​Trabalhadores da construção civil se aposentam antes

Os riscos nas obras e exposições a produtos insalubres possibilitam a aposentadoria especial.
16/06/2020

A construção civil é um dos principais setores da economia nacional. Ela movimenta bilhões de reais no Brasil todos os anos, empregando milhões de pessoas e sendo primordial para que o país avance em infraestrutura.

Outra característica da atividade são os riscos oferecidos à saúde. Pedreiros, engenheiros, arquitetos, serventes e mestre de obras, mesmo usando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) têm a vantagem de se aposentar antes. “Esses profissionais estão expostos a vários níveis de ruídos, choques elétricos, poeiras, cal e cimento, possibilitando a aposentadoria especial”, informa o advogado, especialista em direito previdenciário, Carlos Alberto Calgaro.

Hoje o profissional da construção civil que tem 25 anos de trabalho na atividade já pode estar encaminhando sua aposentadoria. “A Nova Previdência mudou as regras para a concessão de aposentadoria especial. O profissional com mais de 25 anos de atividade na construção civil pode estar se aposentando pelas regras antigas que são mais vantajosas, ou, se encaixar em alguma regra de transição, que possa lhe trazer uma aposentadoria melhor”, informa Calgaro.

“Também há outras formas de aposentadoria para esses profissionais. Ainda é possível somar o período na agricultura e, em alguns casos, o tempo trabalhado frio, sem recolhimento de INSS, para se aposentar”, explica o advogado.

Como o INSS exige o cumprimento de várias regras para as aposentadorias, uma ajuda especializada permite ao trabalhador a concessão do benefício de maior valor, garantindo uma renda mais alta.

Fonte: Andrieli Trindade - Jornalista /Calgaro Advogados Associados - OAB-SC 3420 / contato@calgaro.adv.br


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR








Atendimento

49 . 3442 1385

49 . 3444 1127

49 . 99909 3533


Atendemos: Segunda a sexta das 08h às 12h e das 13h30 às 18h

Rua Marechal Deodoro, 1040

Ed. Dom Afonso, Salas 05, 404 e 405

Concórdia / SC

89700-055